DAIANE BAUMGARTNER Encanta Com TEATRO DE MARIONETES e TEATRO DE SOMBRAS

DAIANE BAUMGARTNER Encanta Com TEATRO DE MARIONETES e TEATRO DE SOMBRAS

24 de julho de 2018 Off Por admin

A atriz, pesquisadora de teatro de animação, produtora, maker, dentre outras habilidades DAIANE BAUMGARTNER nos traz duas artes incomuns: o…

TEATRO DE MARIONETES, e o …

TEATRO DE SOMBRAS.

Navegando entre uma modalidade e outra, de qualquer modo seu fazer artístico impressiona!

DAIANA faz arte ABSOLUTAMENTE INCOMUM!

Sua marionetes são muito expressivas, e flertam com o fantasmagórico!

 

 

 

 

Eu trabalho muito com o horror, mas é um horror filosófico, um horror poético e de uma maneira geral a fantasia e o fantástico chama atenção das pessoas.”, informa a artista.

 

 

 

 

 

Teatro Lambe-Lambe: VINCENT

Apresentação com João Sobral – “MEU BOM, MEU BOI”:

MINI ENTREVISTA

Daiane Baumgartner

Como surgiu esse seu interesse em fazer os bonecos? Suas atividades teatrais, como você ingressou, qual sua formação para isso? Sua arte envolve bonecos e teatro de sombras?

Eu sou formada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina no Paraná e descobri o universo do teatro de formas animadas na Universidade. Participei de um grupo de pesquisa e me apaixonei e depois de formada busquei cursos de especialização, cursos livres e workshops nessa linguagem. Nos anos 2013 a 2015 me dediquei, quase que exclusivamente, a pesquisa na linguagem do teatro de sombras, iluminação para teatro de sombras e suas relações com o gênero do horror, gênero que sempre gostei desde criança e que depois de 2008, com o falecimento da minha irmã mais nova, acabou por me despertar mais interesse ainda. Fundei uma companhia de teatro na minha cidade natal, Rio Claro, especializada nessa linguagem, mas essa companhia já não existe mais, e trabalhei até o final de 2016 apenas com Teatro de Sombras. Paralelo a isso eu fui pesquisando e desenvolvendo bonecos de tecido, de espuma, de papel machê e conheci o trabalho da Natacha Belova, uma marionetista Belga que tem uma estética muito pessoal e que eu gosto muito e por sorte ela veio ao Brasil em 2016 para ministrar o seu curso de construção de bonecos e eu fui fazer esse curso em Belo Horizonte, o que contribuiu em muito para a minha pesquisa atual que une teatro físico, teatro de bonecos, máscaras e sombras.

Como você aperfeiçoou a sua arte?

Estou sempre fazendo novos cursos com vários mestres do Brasil e do Mundo, aprendendo novas técnicas, o manejo de novos materiais e estou sempre buscando a minha forma de fazer os meus bonecos, máscaras e objetos de cena que utilizo. Além disso ter um banco de referência de imagens é muito importante, precisamos sempre alimentar a nosso senso estético e desenvolver a nossa criatividade.

Daiane Conta Como Iniciou-se na Arte que Pratica

A receptividade e a compreensão da sua arte? Vejo que em geral a imensa maioria das pessoas não compreende nem aceita as ideias criativas e ousadas…

As pessoas recebem bem os meus trabalhos. Eu trabalho muito com o horror, mas é um horror filosófico, um horror poético e de uma maneira geral a fantasia e o fantástico chama atenção das pessoas. As crianças adoram terror e se divertem muito com meus espetáculos. Os adultos se encantam com a Violeta e com o realismo que ela apresenta. Já a compreensão eu não sei como é. Muitas pessoas me perguntam porque faço bonecos “assustadores” e eu na verdade não os acho “assustadores”. Eu gosto da sensação de estranheza que meus bonecos passam, gosto do mistério que é o além vida, de pensar o que nos espera depois da morte. Gosto de pensar que estamos sempre perto da morte, porque isso me faz viver o dia de hoje como se fosse o último e eu acho que todos nos devíamos viver assim, como se fosse nosso último dia, porque pode ser!

 “De um modo geral eu acho que as pessoas gostam muito do meu trabalho e eu fico muito feliz quando toco ou inspiro alguém de alguma forma!” 

Tem um grupo de pessoas que ajudam nas encenações com os bonecos?

Em algumas produções tive ajuda de parceiros de trabalho. Atualmente trabalho sozinha em algumas coisas e busco sempre parcerias para novos trabalhos.

Você é natural de onde?

Sou natural de Rio Claro/SP

 

 

Canal no Youtube – Utilize este link: https://www.youtube.com/channel/UCIgxfXZcU-JkJlOe0YTVXbg

A agenda de apresentações para os próximos meses é intensa:

29 de Julho – Naïfs no XVIII Festival de Inverno de Paranapiacaba

– 6,7,8 e 13,14 e 15 de Agosto – Oficina de Capacitação em Teatro de Sombras para professores – Rio Claro/SP

– 12 de Agosto – Vincent  no MIS – Museu da Imagem e do Som – São Paulo/SP

– 16 e 17 de Setembro – Naïfs no 22º Festival Isnard Azevedo em Florianópolis/SC

– 30 de Setembro – Naïfs no Teatro J. Safra em São Paulo/SP

 

Contatos:

– email: daiane.baumgartner@gmail.com

– Facebook: http://www.facebook.com/baumgartnerdaiane

– Instagram: http://www.instagram.com/daianebaumgartner