10a.VIRADA CULTURAL de São Paulo vem aí!
Dias 17 e 18 de Maio próximos trarão um dos maiores eventos culturais de rua do Brasil, a 10a. edição da VIRADA CULTURAL de São Paulo.
Das 18hs. de Sábado até as 18Hs. de Domingo, em uma parceria do SESC São Paulo com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, mais de 1000 atrações culturais e gastronômicas terão lugar não só na área central da cidade, como em outros pontos (Vila Mariana, Belenzinho, Interlagos, Ipiranga, etc): Praça Júlio Prestes, Mercado Municipal, Praça da Sé, Largo do Arouche, Praça da República, Praça Roosevelt… a lista de palcos e stands montados é muito extensa. Shows musicais, Circo, Teatro, Cinema, Dança, Artes Visuais, Exposições, Gastronomia estarão nas ruas e em espaços da Prefeitura, do SESC e do Governo do Estado de São Paulo.
Um pouco de história:
Criada para refletir o espírito tipicamente paulistano de uma cidade que “nunca para”, a Virada Cultural é um evento promovido pela Prefeitura de São Paulo, com duração de 24 horas, que oferece atrações culturais para pessoas de todas as faixas etárias, classes sociais, gostos e tribos que ocupam, ao mesmo tempo, a mesma região da cidade.
Inspirada na “Nuit Blanche” francesa, que se baseia na inversão de expectativas, como, por exemplo, museus abrindo de madrugada, em São Paulo, o evento traz programação diversa distribuída por todo o centro. Aqui, a Virada Cultural busca, antes de tudo, promover a convivência em espaço público, convidando a população a se apropriar do Centro da cidade por meio da arte, da música, da dança, das manifestações populares.
Desde sua primeira edição, em 2005, a Virada Cultural atrai milhares de pessoas de todas as partes de São Paulo e do Brasil até a região central da cidade. Ao longo dos anos, a festa foi se difundindo cada vez mais por este perímetro, até recentemente incorporar a região da Luz, além da República e Anhangabaú.
Gastronomia:
Além do Mercado, no domingo de manhã, a partir das 9h, o Minhocão vira palco do Chefs na Rua, popular atração que conta com grandes nomes da cozinha atual servindo pratos a preços acessíveis, sempre com o intuito de democratizar a gastronomia e gerar experiências. Entre os restaurantes e bares participantes está a Cervejaria Nacional, Orgânicos com Vida, Mercearia do Conde, Linguiçaria Real Bragança, entre outros espaços.
O Chefs na Rua começará às 8h do domingo, dia 18, com pratos custando até R$ 15. A edição contará com a presença de chefs como Raphael Despirite (Marcel) – padrinho deste ano-, Benny Novak (210 Diner, Tappo Trattoria e Zena Caffé), Lucas Corazza (Barbar Confeitaria), Daniela França Pinto (Marcelino Pan y Vino), Janaína Rueda (Bar da Dona Onça) e Dagoberto Torres (Suri Ceviche Bar).
Confira a programação completa através do link: http://viradacultural.prefeitura.sp.gov.br/2014/programacao/