
Curta Metragem “BENVINDO” de Raphael Dorsa Conduz a Reflexões Acerca da Vida
O recém-lançado curta metragem “BENVINDO“, uma admirável criação do jovem cineasta brasiliense RAPHAEL DORSA, tem o poder de capturar o emocional do espectador, que pode acompanhar as reflexões do personagem-título, homem simples e de boa alma que sempre viveu nos arredores de Brasília que, ao completar seus 80 anos de vida, repentinamente olha para trás, para a longa trajetória de toda a sua vida e, de dentro das suas várias lembranças de vários momentos de sua vida, concebe um singelo e tocante relato de existência.
O filme, que acabou de ser selecionado para exibição no programa “Telas da Cine-Arte”, em data ainda a ser definida, promete desenvolver uma brilhante carreira nos panorama cinematográfico nacional e, por que não, internacional também!
.
Trailer
.
Sinopse
Benvindo nunca saiu de sua terra natal. Ele faz tudo pela família e pelos amigos, só não o chamem para viajar. Apreciador de uma boa leitura e prosa, ele cria uma forte conexão com as suas visitas, contemplando o mundo através de suas narrativas. Às vésperas de completar oitenta anos, Benvindo reflete sobre a finitude da existência, sobre suas ações e os impactos que elas tiveram e têm sobre si mesmo e sobre todos a sua volta. Isto pode levar a reflexões filosóficas sobre como o tempo molda a vida das pessoas, o que se aproveita ou se perde ao longo dos anos e como as pessoas lidam com a passagem do tempo.
.
Elenco
João Antônio, Áurea Liz, Gê Martu, Bile Zampaulo, Cássia Gentile, Marcelo Pelucio, Patrícia Rochael, Timm Martins, Miguel Gomes, Rafael Machado, Ana Clara Mattos, JP Rochael.
.
Making-off
.
Raphael Dorsa
Raphael Dorsa Neto, em artes, Raphael de Oliveira Dorsa, é mestre em Inovação em Comunicação e Economia Criativa pela Universidade Católica de Brasília, iniciou sua experiência no cinema em 2014, com produções de curtas em Brasília e dá suporte técnico institucional ao Comitê Assessor de Artes e Comunicação do CNPq. Em 2021 foi câmera dois para o documentário Pessoal do Ceará, de Nirton Venancio, que será lançado agora em 2025, e produziu o curta Super-Heróis, de Rafael de Andrade, com recursos do Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal, que recebeu Menção Honrosa no 55º Festival de Brasília, em 2022. Seu filme mais recente, a produção independente Benvindo, foi gravado em Planaltina/DF, e também no Parque Nacional de Brasília (Represa de Santa Maria), entre 2019 e 2021, foi selecionado para festivais na Argentina, Malásia, Inglaterra e recentemente no KinoToy Fest – Festival Internacional de Curtas KinoToy, em Brasília.
.
Contato
Instagram: #curtabenvindo