
Filmagens de “O INVERTEBRADO”, Nova Produção de Andréa Paques e Denise Brunatto, Seguem a Mil em Itapetininga
Diretora DENISE BRUNATTO orienta atores antes da filmagem de uma cena de “O INVERTEBRADO”
De Itapetininga, interior do estado de São Paulo, as cineastas ANDRÉA PAQUES e DENISE BRUNATTO anunciam que estão a todo vapor em sua nova produção, o curta metragem “O INVERTEBRADO“, uma adaptação do livro “A METAMORFOSE”, de… Kafka!!! (Imagens cedidas pelas produtoras (
Isso mesmo! Experientes na produção de vários curtas-metragens (link do canal no Youtube com as várias produções de ANDRÉA e DENISE ao final desta matéria), desta feita, vão para uma produção mais ousada.
A produtora ANDRÉA PAQUES nos conta como chegaram a isso:
AP: “Nosso novo Curta metragem “O invertebrado”, surgiu da ideia de filmar uma adaptação do livro Metamorfose de Franz Kafka e que se concretizou em 2023 com sua inscrição e contemplação no Edital de Chamamento da Lei Paulo Gustavo do município de Itapetininga . Pensamos em incrementar a criação, não só com as cenas mais próximas da obra já citada, mas intercala-las com cenas que se assemelham ao que o personagem Gregor Samsa está passando, mas de forma realista. Assim as cenas realistas seguem sem o “absurdo ” presente nas obras de Kafka, mas conforme suas críticas, como ” o descarte humano”…
A diretora DENISE BRUNATTO orientando para a filmagem de outra cena.
… “Finalizada a ideia, foi criada uma intertextualidade entre as duas realidades. É um curta existencialista, muito sutil, os personagens com a efemeridade da vida, a correria do dia a dia, o trabalho árduo, não há tempo para pensar, e quando se encontram com uma enfermidade, passam a refletir sobre seu lugar no mundo, sobre as relações humanas.”
O filme é de baixo orçamento, há atores e não atores no elenco, dando oportunidade tanto para quem tem experiência como também para quem não tem, priorizandos sempre a diversidade.
ANDRÉA: “O nosso objetivo é o “sentir”do espectador, não necessariamente o entendimento, mas sim como dizia Tarkovsky “Todas as visões estão certas”, permitindo que o espectador seja também co-autor da obra, pois no momento que a obra é posta no mundo, a ele pertence…”
O curta contará também com a trilha sonora inédita do músico Floriano Villaça.
.
FICHA TÉCNICA
Realizadoras e produtoras: Andréa Paques e Denise Brunatto.
Roteirista e Diretora de Cenas: Denise Brunatto
Cinegrafista, Diretora de Arte e Fotografia: Andréa Paques
Edição: Andréa Paques
Elenco: Denise Brunatto, Cláudio Cabral, Luiz Cleto, Geraldine Cursio, Luísa Lopes
Elenco de Apoio: Cecília Graça, Débora Caetano, Daiane Martins, Bruna Alexandre, Mirian, Laura Janês, Willian Iago.
Trilha sonora: Floriano Villaça
Apoio técnico: Roberto Filho
PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO EDITAL LEI PAULO GUSTAVO DE 2023 – ITAPETININGA
.
CONTATOS
YOUTUBE: https://youtube.com/@andreapaquesdenisebrunato6362?si=LLJqOoiZFk9xMbRY
INSTAGRAM: @oinvertebrado
FACEBOOK:
Maravilha! Estou entusiasmado e não vejo a hora de assistir. Conheço bem a Denise Brunato e Andréa Paques e sei que será uma obra digna de ser apreciada pelas pessoas que amam, o que chamo de “cinema de autor” em contraponto a filmes de estúdios burocratizados.
Caro Angelo Lourival Richetti, grato pela visita e comentário! Volte sempre!
Obg Ângelo….. estamos super ansiosas tb
Muito obrigada pelo seu comentário, admiramos muito você, tanto como artista, e como cinéfilo e escritor,um incansável defensor da arte!!
Esse curta nos trás a reflexão da vida.
Tudo é momentâneo. “Vivemos em uma correria onde o destino é único, e o fim é o mesmo de todos nós.”
Denise Brunatto e Andréa Paques,é uma honra ter participado do curta O Invertebrado. Vocês é todo o elenco são maravilhosos.
Minha experiência, de atuar em um curta, está sendo uma mistura de emoções.