ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS Disponibiliza Serviço de Consulta “on-line” ao VOLP- Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa
A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS (ABL) disponibiliza, em seu sítio eletrônico, o serviço de consulta em rede (“on-line”) ao VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, este, em sua 5ª. edição.
O VOLP incorpora as Bases do Acordo Ortográfico de 1990 (dos membros da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguêsa – , observados os seguintes princípios norteadores: a) a lição do Acordo; b) a coerência interna do texto do Acordo; c) o espírito do Acordo; d) a tradição lexicográfica.
Sobre o serviço, informa o sítio eletrônico da ABL:
“O sistema de busca do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, quinta edição, 2009, contém 381.000 verbetes, as respectivas classificações gramaticais e outras informações conforme descrito no Acordo Ortográfico.
“Trata -se de mais um esforço em direção à unidade de grafia, que reflete a maturidade lingüística e política a que chegou a comunidade lusófona. Neste sentido, a 5 a edição do VOLP pretende fazer um registro o mais completo possível não só dos vocábulos de uso comum como também da terminologia científica e técnica. Para tanto, observaram -se os vários novos procedimentos previstos no acordo.
Para acessar o serviço em rede, clique aqui.
Já o livro físico (http://www.academia.org.br/nossa-lingua/vocabulario-ortografico) pode ser encontrado na própria ABL.
A ABL – ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
A Academia Brasileira de Letras (ABL) é uma instituição cultural inaugurada em 20 de julho de 1897…
e sediada no Rio de Janeiro, cujo objetivo é o cultivo da língua e da literatura nacionais. A Academia tem por fim, segundo os seus estatutos, a “cultura da língua nacional”, sendo composta por quarenta membros efetivos e perpétuos, conhecidos como “imortais”, escolhidos entre os cidadãos brasileiros que tenham publicado obras de reconhecido mérito ou livros de valor literário, e vinte sócios correspondentes estrangeiros.
Visite a página: http://www.academia.org.br/.