ANCINE: Cinema Brasileiro Bate Recordes em 2013
Segundo Manoel Rangel, diretor presidente da ANCINE – Agencia Nacional de Cinema, o cinema brasileiro “bateu recordes de número de lançamentos, público e renda em 2013”
Manoel Rangel, diretor presidente da Ancine, na foto com Vera Tostes, diretora do Museu Histórico Nacional
A informação foi trazida pela autoridade do cinema brasileiro durante encontro com líderes de sindicatos e associações ligadas aos setores de produção, distribuição e exibição da indústra cinematoráfica, realizado no Rio de Janeiro no início de Dezembro último.
Ano deve fechar com 27,5 milhões de espectadores de filmes brasileiros, número que é cerca de 2 milhões superior ao récorde histório de 2010, ano de TROPA DE ELITE 2, segundo balanço da própria ANCINE: Até o fim de 2013 terão chegado às salas de cinema mais de 120 filmes, um número inédito nos últimos 30 anos. A título de comparação, vale dizer que desde 1986 o número de lançamentos nacionais nos cinemas não superava a centena.
Minha Mãe é Uma Peça, o recordista de público (4,6 milhões de ingressos)…
As cinco maiores bilheterias do período:
1)”Minha Mãe é uma Peça”, de André Pellenz, com 4,6 milhões de ingressos vendidos
2)”De Pernas pro Ar 2″, de Roberto Santucci, lançado na última semana de 2012, com 4,2 milhões ingressos vendidos
3) “Meu Passado me Condena”, de Julia Rezende, com 2,9 milhões de ingressos vendidos]
4) “Vai que dá Certo”, de Maurício Farias, com 2,7 milhões de ingressos vendidos
5)”Somos Tão Jovens”, de Antonio Carlos da Fontoura, com 1,7 milhões de ingressos vendidos
Já “Crô, o Filme”, de Bruno Barreto (ainda em cartaz); “Faroeste Caboclo”, de René Sampaio; “O Concurso”, de Pedro Vasconcelos; e “Mato sem Cachorro”, de Pedro Amorim, também contribuíram com uma quantidade de bilhetes vendidos acima dos seis dígítos, sempre segundo informação da ANCINE.
“Mato Sem Cachorro“, comédia com Bruno Gagliasso, Leandra Leal e Danilo Gentili, também teve número bastante expressivo de público.
Os traileres de todos os filmes brasileiros lançados em 2013 podem ser conferidos no sítio eletrônico: www.socinemabrasileiro.blogspot.com