
Comunidade KAXINAWÁ Cria Jogo Eletrônico Para Divulgar Cultura da Etnia
A comunidade indígena KAXINAWÁ, mais precisamente a tribo HUNI KUIN, localizada no estado do Acre, acaba de desenvolver um jogo eletrônico para possibilitar o acesso aos conhecimentos e memórias indígenas.

A proposta é propiciar uma imersão no universo Huni Kuin, em que os jogadores possam entrar em contato com saberes indígenas – como os cantos, grafismos, histórias, mitos e rituais deste povo – possibilitando uma circulação destes conhecimentos por uma rede mais ampla.

Para conseguir isso, a comunidade indígena montou sua própria equipe de programadores, artistas e antropólogos para criar esta ferramenta digital. O projeto se chama “HUNI KUIN – OS CAMINHOS DA JIBÓIA”.
Assista ao Game “HUNI KUIN – OS CAMINHOS DA JIBÓIA” :
SINOPSE
“Um casal de gêmeos kaxinawá foram concebidos pela jiboia Yube em sonhos e herdaram seus poderes especiais. Um jovem caçador e uma pequena artesã, ao longo do jogo, passarão por uma série de desafios para se tornarem, respectivamente, um curandeiro (mukaya) e uma mestra dos desenhos (kene)…

… Nesta jornada, eles adquirirão habilidades e conhecimentos de seus ancestrais, dos animais, das plantas e dos espíritos; entrarão em comunicação com os seres visíveis e invisíveis da floresta (yuxin), para se tornarem, enfim, seres humanos verdadeiros (Huni Kuin).”



Gameplay do videogame baseado nas histórias do povo indígena Huni Kuin (Kaxinawá) do Rio Jordão, Acre. Realizado pelo coletivo Beya Xinã Bena.