CRISTINA TELES, ARTISTA PLÁSTICA – Criatividade Instigante!
Tenho acompanhado as atividades da artista plástica e arte educadora CRISTINA TELES há algum tempo. Confesso que tive dificuldade de compreender seu trabalho… é que é muito abrangente e ousado! E não para de evoluir!!! Artes Plásticas, Educação, Teatro…
Para conseguir acompanhar a evolução dessa artista, eu, tão quadradinho, tive que assimilar isto que alguém já disse sobre a arte:
“A função da arte não é a de passar por portas abertas, mas a de abrir portas fechadas.”
E isso, a CRISTINA TELES tem feito muito bem!
CRISTINA TELES vive e trabalha na Vila de Paranapiacaba. Formada em Artes Visuais e pós graduada em História da Arte pela (FAINC – Santo André), estudou pedagogia Waldorf na( EWRS – S.P), atualmente estuda Formação em Yoga (Yoga Preman/Suzano). Trabalha como Arte educadora na rede pública estadual (Paranapiacaba e Prefeitura de SP). Desenvolve projetos nas áreas de Arte e Arte Educação….
Bem, uma linha do tempo da trajetória de CRIS, a partir de 2001, mostra um claro movimento de expansão da área de abrangência de sua arte:
2001 / 2010: Aquarela, Mamulengo, Bumba Meu Boi e Folia de Reis, Oficinas de Arte e Artesanato (Pintura em Seda, Batik, Tingimento Artesanal.)
Diz o Catálogo da Exposição (acima):
“No trabalho de CRISTINA TELES figura um mundo em progressão desde a célula… a composição dos órgãos… evoluindo em padrões de harmonia…”
2010 / 2016 – Contação de Histórias e Formação de Educadores, Teatro de Sombras, Objetos e Bonecos….
…..Performance: “Passando roupas…Passando a Vida”.
2017 – Cria o Coletivo LEIA – Laboratório de Experiências Integradas em Arte, com os seguintes projetos : “Cartografia Afetiva em Paranapiacaba” , através do “Aquarela com Grafite!!?? o “Livro do SOL” (livro de artista/ação), entre outras Ações!
PROJETO “AQUARELA COM GRAFITE!!??”
É a própria CRIS que conta como o projeto surgiu e evoluiu…
“A partir das experiências e propostas desenvolvidas em sala de aula em 2017, iniciei um processo de pesquisa e experimentações, buscando uma rota para uma Cartografia Afetiva. Para conhecer a Fauna e a Flora seguimos a trilha a partir de referências como Margaret Mee e dos Povos Indígenas que por aqui passaram, antes de nós…. para ativar a Memória… Silvia Passarelli… seguimos nosso caminho, pintando, desenhando, criando…até unirmos duas linguagens distintas a Aquarela e o Grafite… tendo a minha orientação para a aquarela, e para o grafite , do artista visual Thiago Vaz , assim depois de 3 meses , em abril de 2018, ocupamos o muro externo da escola E.E. Senador Lacerda Franco . Para finalizar nossa primeira ação, realizamos um sarau. Tivemos o patrocínio da empresa Unipar que colaborou para a realização desse projeto…”.
33a. BIENAL DE SÃO PAULO
Na BIENAL DE SÃO PAULO, Edição de 2018, lá estava CRISTINA TELES, colaborando ….
INSTALAÇÃO “A ÁRVORE” no SESC BOM RETIRO
Da Instalação “A ÁRVORE”, no Sesc Bom Retiro: CRISTINA TELES participou na produção da obra, juntamente com os alunos da Escola CEU EMEF Vila Curuçá – SME- Secretaria Municipal de Educação): A árvore (70 anos Declaração Universal dos Direitos Humanos) de Otávio Roth. Curadoria Isabel Roth.
.
2020 – CARTOGRAFIA AFETIVA
WW: – CRIS, por favor, fale-nos sobre o seu projeto “CARTOGRAFIA CRIATIVA” – como surgiu, o que é essa proposta, etc…
CT: “Desde 2007, tenho buscado desenvolver o meu processo de criação através dos elementos da natureza, memória, entre outras pesquisas e estudos….
“… uma parte deste processo busca compreender as relações do Ser, da Natureza e de suas relações com esta; suas afinidades, seus sonhos e afetos.“
CRISTINA TELES segue sua explicação: “Assim, iniciei um projeto utilizando a Cartografia como base para o desenvolvimento de uma produção artística.
Utilizando diferentes linguagens, como: a aquarela, o grafite, o desenho, a performance, a intervenção, entre outras, procuro despertar através de diferentes linguagens, novas experiências para os participantes, tornando-os protagonistas das Obras.…”
CRIS: “Nesse mapa, busco criar obras de Arte e sensibilizar o (a)participante, seja através da floresta retratada por Margaret Mee, a arquitetura sob a ótica de Sílvia Passarelli, da memória do Sr.João Ferreira, da dona Francisca, Dona Anésia, entre outras …ou ainda ,dentro da ou fora da casa , seguindo Bachelard…. e tantos outros….”
.
TEATRO
.
CRISTINA TELES cursou a SP ESCOLA DE TEATRO….
… Teatro de Animação, com Lílian Guerra e Zé Gomes
.
CRISTINA TELES por CRISTINA TELES
“Minha experiência profissional percorre dois caminhos: Educação e Arte; ambos muito importantes para mim. Leciono desde 1.997, a disciplina de Arte, sendo titular de cargo efetivo , além de trabalhar em escolas privadas e ONGs. Tive a oportunidade de fazer parte da gestão escolar, como coordenadora pedagógica, onde pude colaborar com a formação e orientação de educadores da Rede Pública.
Na Arte, desenvolvo pesquisa e criação, como atriz, contadora de histórias, entre outros. Nas Artes Visuais, produzo obras de pintura em aquarela, objetos, instalação e performance.
Meus objetivos são o desenvolvimento pleno do meu trabalho como Artista, e que através deste, eu possa colaborar para um amplo crescimento da pessoa humana.