“É SHAKEASPEARE, MEU!” e mais dois outros textos teatrais de WAGNER WOELKE já estão na SBAT

2 de dezembro de 2014 Off Por admin

A partir desta semana, as peças “É SHAKEASPEARE, MEU!”, “I-JUCA-PIRAMA – A PEÇA”, e “CAMÕES EXPLICA “OS LUSÍADAS”, todos de autoria de WAGNER WOELKE, já se encontram no acervo da SBAT – Sociedade Brasileira de Autores, da qual ele é associado.

 WAgner

Além de escritor, WAGNER WOELKE é também dramaturgo.

“As três são adaptações de verdadeiras jóias dos autores Shakeaspeare, Gonçalves Dias, e Camões, obras eternas, que procurei trazer para a linguagem de uso comum, contudo, sem que perdessem a carga épica e de profunda erudição que carregam . Gostei do resultado que obtive”, explica…

A DRAMATURGIA DE WAGNER WOELKE

  • “É SHAKEASPEARE, MEU!”,  monólogo,comédia dramática, adaptação de trechos conhecidos das peças “HAMLET”, “MACBETH”, “REI LEAR”, “SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO”, e “ROMEU E JULIETA”, narrados pelo próprio Shakeaspeare, que também conta curiosidades a respeito de sua vida e de seu tempo. 60min, 12 anos.

 

  

William Shakeaspeare, Luis Vaz de Camões, Antonio Gonçalves Dias e José de Alencar
  • “I-JUCA-PIRAMA, A PEÇA”, drama, adaptação do poema de Antonio Gonçalves Dias. No Brasil de antes dos portugueses, guerreiro tupi cai prisioneiro de tribo dos Timbiras. Prestes a ser devorado, escapa graças a um álibi. Porém, seu pai, ao descobrir a covardia do filho, o amaldiçoa, obrigando-o a retornar aos seus raptores. 60min, 12 anos.
  • “CAMÕES EXPLICA “OS LUSÍADAS”, monólogo, comédia dramática, adaptação da obra “OS LUSÍADAS”. O próprio Luis Vaz de Camões vem explicar os versos que narram a saga do povo português e a viagem de Vasco da Gama às Índias, além de curiosidades acerca de sua própria vida. 60min, 12 anos.
  • ENSAIO SOBRE A FALTA DE ESCRÚPULO, drama. Rapaz é despedido do emprego após armação entre o chefe e um colega, em que ambos precisavam eliminá-lo para obter vantagens. Ambos passam a discutir as ações dos sem escrúpulos, tanto nos meios mais próximos, como ao longo de toda a história da humanidade. 60min. 16anos.
  • “NAVIO NEGREIRO E OUTRAS DORES”, monólogo, drama, adaptação do poema”NAVIO NEGREIRO” de Castro Alves, com inserção de trechos de “VOZES D’ÁFRICA”, “ESPUMAS FLUTUANTES” e outros do “Cantor dos Escravos”. 60min, 14 anos.

“A PATA DA GAZELA, A PEÇA”, comédia de costumes, adaptação do romance de José de Alencar. No Sec.XIX, Horácio, conquistador freqüentador das rodas do império, revira a cidade do Rio de Janeiro para encontrar a dona de um sapatinho gracioso que encontrou na rua. 60min, 12 anos.

  • “EU, PERI, GUERREIRO GOITACÁZ DESTEMIDO, 3O ANOS, ALTO, FORTE, APAIXONADO…”, monólogo, drama, adaptação da obra “O GUARANI”, de José de Alencar. Em 1604, nas cercanias da cidade do Rio de janeiro, o valente guerreiro Peri apaixona-se perdidamente pela filha do colono português, e para demonstrar seu amor enfrenta o homem branco, onças, tribos inimigas, e até as forças da natureza. 60min, 12 anos.
  • “A LENDA DO NEGRINHO DO PASTOREIO – A PEÇA”, drama, adaptação da lenda corrente do Sul do Brasil. No Sec.XIX, em uma fazenda no interior do Rio Grande do Sul, garoto negro, escravo, conhecido como “Negrinho”, perde o cavalo preferido do cruel feitor. Furioso, o homem castiga duramente o menino. 60min, 16 anos.
  • “MULHER ESPIRITUALMENTE DANIFICADA”, monólogo, drama. Executiva cinqüentona, moradora em São Paulo, percebe que está cada vez mais solitária, o que já a está fazendo insuportavelmente muito infeliz. Passa a investigar as causas e as origens desse processo de afastamento das pessoas. 60min, 16 anos.
  • Victor Hugo escreveu vários clássicos universais…
  • “A ATRIZ”, comédia dramática. Ingênua dona de casa recém-divorciada pretende retomar a “carreira” de atriz, que abandonara quando ainda estava no colégio, na época, para se casar.  Porém, não imagina que o preço a pagar poderá ser muito alto. 60min, 16 anos.
  • “NERO, O DIÁRIO DE UM DOIDO VARRIDO”, tragicomédia, a história do controvertido e cruel imperador romano. Na Roma do Sec.I, Nero, manda assassinar a mãe, envenena o meio irmão, degola a primeira esposa, mata a segunda a pontapés, manda castrar um escravo para se casar com ele, coloca fogo em Roma… É ou não é um doido varrido? 60min, 16 anos.
  • “A ORDEM DO REI”, drama, adaptação da obra “NOTRE DAME DE PARIS”, (“O CORDUNDA DE NOTRE DAME”), de Victor Hugo. A personagem Gúdula, a velha louca que anda gritando pelas ruas da Paris do Sec.XIV é focada nesta adaptação, em toda a sua dor e as razões que a causaram. 60min, 14 anos.

  • “EU NÃO VI MEU MARIDO GANHAR CABELOS BRANCOS”, monólogo, drama. Mulher divorciada esbarra por acaso com o ex-marido na rua, a quem não via há muitos anos. Do rapidíssimo encontro, o que a impressiona são os cabelos brancos que o homem agora possui. Ao retornar para casa, passa a imaginar como ele pode tê-los obtido, ao mesmo tempo em que recorda vários momentos do casamento. 60min, 14 anos.
  • “TIA, O QUE EU VOU SER QUANDO CRESCER?”, infanto-juvenil pedagógico. Professora explica para os alunos as várias profissões que podem seguir, com as vantagens e desvantagens de cada uma. 60min, livre.

Wagner Dez2014

Wagner Woelke

Os direitos de encenação destes espetáculos podem ser adquiridos na SBAT – Sociedade Brasileira de Autores.

A SBAT – Sociedade Brasileira de Autores é a entidade que cuida, desde 1917, dos direitos autorais relativos ás obras intelectuais no Brasil.

SERVIÇO:

SBAT – SOCIEDADE BRASILEIRA DE AUTORES

Em São Paulo, Av.Ipiranga, 1123, 8º. Andar, Fone: 11 3229-9011

www.sbat.com.br

Edson Bezerra Lins –   e-mail:  sbatsp@sbat.com.br