Mais de 220 Espetáculos: Teatro em São Paulo Reativado na 2ª. Quinzena de Fevereiro!
Os paulistanos entraram na 2ª. quinzena de Fevereiro com seu teatro a todo vapor: são 227 espetáculos teatrais em cartaz, sendo 77 deles voltados ao público infantil.
“ROQUE SANTEIRO”, de Dias Gomes
De Dias Gomes a Shakespeare, de Moliére a Plínio Marcos, de Aziz Bajour a Samuel Beckett, Aluisio Azevedo, passando por Ronaldo Ciambroni e Mônica Martelli, Gonçalves Dias e Fiodor Dostoiévski, Maria Clara Machado, Fernando Lyra Jr., Paula Giannini, Alexandra Golik, Mário Bortolotto, ……… a lista é enorme!!! É teatro para todos os gostos!
“O BOTE DA LOBA” e “DOIS PERDIDOS NUMA NOITE SUJA”: Plínio Marcos nunca sai de cartaz em Sampa
São mais de 140 salas (oficiais) onde milhares de atores e atrizes executam suas performances, para todos os públicos (e bolsos)!
Teatro São Pedro, na Barra Funda
Na verdade, o número de espetáculos é bem maior: há muitos eventos culturais desta área ocorrendo simultaneamente na fervilhante cidade, como leituras, contação de histórias, experimentos participativos, oficinas práticas, enfim, são diversas linguagens.
“MULHERES ÁCIDAS”, de Cristiane Wersom
Além disso, há muitos espaços que, por diversas razões, não recebem divulgação na mídia especializada (o levantamento, tanto dos espetáculos como das salas foi feito em apenas 3 dos vários veículos de divulgação: GUIA DE TEATRO (www.guiadeteatro.com.br , OFF GUIA DE TEATRO (www.guiaoff.com.br), e GUIA BOCA A BOCA (www.bocaaboca.art.br).
“O CORTIÇO”, de Aluísio de Azevedo, sempre em cartaz no Maria Della Costa, pelo Grupo RIA, dirigido pelo brilhante José Paulo Rosa ((na foto, entre colegas do grupo, Margarete Batista caracterizada para seu papel de RITA BAIANA (primeiro plano))
Não foram mencionados aí as várias bibliotecas municipais e e os mais de 50 CEU’s (Centro de Educação Unificada), todos contando com salas de teatro que certamente não ficaram inativos no período de férias escolares, tampouco nenhum espaço cultural dos bairros (são centenas deles!) foram citados. Isso sem falar de vários teatros independentes que pululam tanto pelas ruas do centro da cidade, como pelos bairros desta imensa metrópole.
No Teatro HABITART (Freguesia do Ó), “IRMÃOS TRAVAM AMIZADE”, de Dostoievski
Delícia de contar também com montagens diferentes do mesmo espetáculo em cartaz ao mesmo tempo em salas diferentes, mostrando as leituras diversas possíveis efetuadas por criativos diretores. Veja:
“ESPERANDO GODOT”, de Samuel Becket, nas visões dos diretores Cesar Ribeiro e Elias Andreato
Aliás, atores consagrados tanto nos palcos, como na TV e no cinema, fazem a alegria do público paulistano: Miguel Falabella, Vera Fischer, Suzana Vieira, Mel Lisboa, Suely Franco, Sérgio Mallandro, Cássio Scapin, Marcos Veras… a lista é enorme…, ao lado de artistas especializados nos palcos, consagrados ou que estão na estrada para construir suas carreiras…
Vera Fischer em cartaz na comédia “ELA É O CARA!”, DE Márcio Araújo e Andrea Batitucci: dirigida por Ary Coslov, contracena com Edson Fiesch.
“O AÇOUGUEIRO”, premiadíssimo drama de Samuel Santos, com atuação de Alexandre Guimarães, estreou dia 10 no SESC Pompéia
“A ALMA IMORAL”, de e com Clarice Niskier, sucesso de público há anos…
O mesmo caso das comédias “O AMANTE DO MEU MARIDO”, de Carvalhinho, e “CASAL TPM”, de Paula Giannini…
De Gonçalves Dias, “LEONOR, OS OLHOS VERDES DO CIÚME”, no Espaço Cultural Encena, na Vila Sônia:
“OS TRÊS PORQUINHOS – O Musical”, há anos em cartaz no Bibi Ferreira
No Grajaú, Jonas Cáritas e a CIA Btt Agitas os CEU’s da região com várias montagens e cursos de teatro.
Enfim, difícil escolher qual ver primeiro!! Mas, bom divertimento!