MUSEU DA SANTA CASA DE SÃO PAULO Guarda Mais de 4 Séculos de História Paulistana
Quem diria que no amplo e portentoso prédio da SANTA CASA DE SÃO PAULO ainda há espaço – notável – para contar a história da cidade, através da exibição de móveis, equipamentos, utensílios, fotos, gravuras, ligadas à atividade dessa quadricentenária admirável entidade!
Localizado no Hospital Central e estabelecido desde o ano 2000, o Museu Santa Casa de São Paulo – MSC-SP – procura preservar a memória da construção e evolução da Santa Casa, bem como contar a história da cidade de São Paulo através de seu acervo e edificação.
São cerca de 7.500 peças em seu acervo, sendo que as mais antigas, são datadas do século XVIII. Estes objetos ajudam a contar a história da primeira instituição de saúde da capital paulistana, onde fica o maior hospital beneficente da América Latina.
Disposta em doze cômodos, a extensa coleção exibe verdadeiras raridades da medicina. Entre elas estão uma mesa cirúrgica utilizada da década de 20 e uma foto da farmácia do Hospital Central clicada na mesma época. O acervo do MSC-SP é formado por objetos de diferentes naturezas – cerimoniais, religiosos, documentos textuais, fotográficos e periódicos, indumentárias, pinturas, esculturas, mobiliário, equipamentos médicos, entre outros. Os objetos em sua maioria eram da Santa Casa ou doados pela equipe médica e irmãos que passaram por esta instituição.
Foto de órfãos recebidos através da “RODA DOS EXPOSTOS”, que recebeu crianças abandonadas por mais de 125 anos, de 1825 a 1950.
Detalhe do teto de uma das salas do museu.
Os exemplares mais antigos do acervo datam do século XVIII e também podem ser vistos no local, como uma cristaleira, um conjunto de móveis e documento que assinala uma doação em dinheiro.
O próprio prédio da Santa Casa de Misericórdia por si só já é uma verdadeira obra de arte, em estilo gótico e tijolos aparentes; foi inaugurado em 1884 com projeto do arquiteto Ramos de Azevedo, e destaca-se como uma dos mais belos edifícios da capital paulista.
UM POUCO DA HISTÓRIA DA SANTA CASA DE SÃO PAULO
Fundada há mais de quatro séculos, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é uma instituição filantrópica e privada considerada um dos mais importantes Centros de Referência Hospitalar do Estado de São Paulo. Não há registros da data exata de sua fundação, mas estima-se que tenha sido criada por volta de 1560. Sua trajetória é vasta e está desde o início atrelada ao desenvolvimento da cidade de São Paulo. A Irmandade já esteve alojada no Largo da Misericórdia, Chácara dos Ingleses e Rua da Glória, até ser inaugurado em 1884 o Hospital Central no bairro de Santa Cecília. Há 130 anos, a estrutura na região central é a sede da entidade.
SERVIÇO:
O museu da Santa Casa de Misericórdia fica na Rua Doutor Cesário Mota Júnior, 112, Vila Buarque – Estações República e Santa Cecília do metrô.
Agendamento de grupos e pesquisadores: museu@santacasasp.org.br
Telefones: (11) 2176-7025 ou (11) 2176-7000 / Ramal: 5505 e 5008
Visitações: De segunda a sexta-feira, das 09h às 16h30 – Entrada Gratuita.
Informações e fotos obtidas no sítio eletrônico do MUSEU DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO
http://www.santacasasp.org.br/portal/site/quemsomos/museu