MUSEU DA TV, 20 Anos de Memória da Televisão Brasileira
Criado em 1995, a partir da Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira (Inicialmente APPITE; atualmente “PRÓ-TV), o MUSEU DA TV foi criado com a finalidade de guardar a memória da TV e do Rádio brasileiro, além das novas mídias que fazem parte do contexto televisivo.
O MUSEU DA TV, que resgata a memória daqueles que fizeram a televisão brasileira e do aparelho em si, possui acervo de mais de 8.000 itens, entre fotos, equipamentos, figurinos, entrevistas.
Já é reconhecido por leis Federal, Estadual, e Municipal, além de ter certificado de “ÓRGÃO MUSEÓLOGO” do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional. Por conta dos esforços dos pioneiros da associação, foi instituído em 2001 o DIA NACIONAL DA TV BRASILEIRA (18 de Setembro), data que marca o lançamento da primeira transmissão na América Latina, que aconteceu em 1950 no Brasil, com a TV Tupi-Difusora, canal 3 de São Paulo.
A Associação, mantenedora do Museu, é uma ONG de caráter cultural, com cerca de 400 filiados (100 pagantes). Contam com a colaboração da Associação Brasileira de Radiodifusores (ABRA) e da TV Cultura. Além de disporem de espaço cultural de para reuniões (mensalmente há um encontro de associados para colocarem o papo em dia), também vendem livros e DVDs relacionados à memória da televisão.
A atriz Vida Alves: Primeiro Beijo da TV Brasileira
Atrações e Atividades do MUSEU DA TV
A Pró-TV, entidade sem fins lucrativos, realiza serviços em diversos segmentos. Além de colaborar no faturamento da associação, cada projeto nos auxilia no desenvolvimento e continuação dos trabalhos.
– Exposições e palestras (Tanto no Espaço do Museu, como em outros locais do Brasil e do Exterior)
– Exposições como “50 Anos de TV” e “60 Anos de TV no Brasil” (Caixa Cultural – Praça da Sé);
– “TV 50 Anos” e “Janela Mágica” (Conjunto Nacional e Dana Cultural),
– “60 Anos da Telenovela Brasileira” (com a Rede Globo, em 5 emissoras próprias e 9 principais afiliadas no Brasil, itinerando por 14 capitais brasileiras, de Manaus a Porto Alegre);
– “A História da Telenovela Brasileira” (com a TV Globo Internacional, na Europa, itinerando inicialmente porPortugal);
– “Marcos da TV Brasileira” (com a Secretaria de Estado da Cultura, itinerou por 20 cidades paulistas);
– “Televisão Brasileira: Primeiros Tempos” (Governo do Estado, MIS-SP, ESPM, Faculdade Cásper Líbero e Faculdade Rio Branco),
– “TV 59 Anos” (Memorial da América Latina) e outras centenas de eventos, que agregaram valor às instituições, totalizando número de 1 milhão visitantes.
Espaço Cultural
O Espaço Cultural Pró-TV funciona de segunda a sexta, das 10h às 18h. As visitas são sempre agendadas, tendo acompanhamento de monitoria (ingresso individual: R$ 5,00).
Palestras e Workshops
A Pró-TV realiza palestras e workshops, voltados ao aprimoramento dos profissionais de comunicação e estudantes, além de outros interessados (do infantil até a terceira idade.). Profissionais da área realizam os encontros.
Locação de Espaço
Eventos e Exposições
Locação de Itens do Acervo
Incubadora de Projetos na Área Televisiva
Apoio a Produções (edição, pós-produção, produção de arte e cenografia). É um fomento de apoio aos profissionais de televisão que fazem parte da rede de associados.)
Produções e parcerias (Apoio às mais diversas produções, de todas as emissoras, desde consultoria de conteúdo até o apoio de acervo fotográfico, audiovisual e de objetos históricos.
Entre iniciativas destacam-se projetos em parceria como “Persona in Foco”, “TV Cocoricó” e “Vitrine” (TV Cultura), “Damas da TV” e “Astros da TV” (Canal Viva e CAL), “Big Brother Brasil”, “Jornal Nacional”, minissérie “Um Só Coração”, séries “Nada Será Como Antes” e “Por Toda Uma Vida”, “Vídeo Show”, “Fantástico”, “Globo Repórter”, “Encontro com Fátima Bernardes”, “TV Xuxa”, “Na Moral” e “Antena Paulista” (Rede Globo); novela “Cidadão Brasileiro”, “Gugu”, “Domingo Espetacular” e “Domingo Show” (Record); “Amaury Jr.”, “Superpop”, “Leitura Dinâmica” e “Manhã Maior” (RedeTV!); “CQC”, “Jornal da Band”, “Agora é Tarde” e “Melhor da Tarde” (Band); “Hebe”, “Okay Pessoal!”, “SBT Brasil” (SBT); “Mulheres”, “Todo Seu” e “Jornal da Gazeta” (Gazeta); “Jornal de Serviço” (Jovem Pan), “Você é Curioso” e “Jornal Gente” (Bandeirantes AM) e mais de 600 programas, de rádio e televisão.
Licenciamento (Para utilização de itens do Centro de Memória, iconográfica e audiovisual, como da marca Pró-TV. Ótimo para editoras (livros, jornais e revistas), emissoras e empresas, de modo geral. São mais de 140 depoimentos de grandes nomes das artes, cujos direitos pertencem totalmente à Pró-TV.
Consultoria e Pesquisa: Apoio a Prtoduções e Publicações (Consultoria e pesquisa para mostras, produções audiovisuais e sonoras (televisão, cinema, rádio e internet), reportagens especiais, institucionais, também sobre épocas, para auxiliar projetos que visam a recuperação de memória empresarial.
A Pró-TV já realizou espetáculos, avant-premiére e shows – muitas vezes dedicados ao Dia Nacional da Televisão (18 de setembro), eventos com milhares de espectadores em espaços como Sala São Paulo, Theatro São Pedro, Theatro Municipal de São Paulo, Auditório Simón Bolívar, Salão de Atos e Auditório da Biblioteca Victor Civita (os três últimos integrantes do Memorial da América Latina), Museu da Imagem e do Som-SP, SESC Consolação, SESC Santos, Clube Piratininga, Nacional Clube, São Paulo Futebol Clube, Teatro Cásper Líbero, Teatro Gazeta e Casa das Rosas.
Uma amostra do sucesso de nossos eventos está em “Televisão 60 Anos: O Show” (2010): estavam as duas platéias lotadas do Auditório Simón Bolívar, com quase 2.000 espectadores, numa só noite.
Missas
No primeiro semestre de cada ano a Pró-TV realiza uma missa pelos profissionais de televisão falecidos naquele período e no ano anterior. São atividades que preservam a sociabilidade, o congraçamento entre os profissionais e incentivadores da TV brasileira, assim como o lado espiritual.
Como ajudar:
DOAÇÕES
DOAÇÃO FINANCEIRA
Doações ajudam o museu e a associação a continuarem funcionando. O MUSEU DA TV aceita doações, de qualquer valor. É possível doar, mesmo que não seja um associado, nem quiser se identificar. Faça uma doação financeira para:
Titular: ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS DA TELEVISÃO BRASILEIRA – Banco: Bradesco (237) – Agência: 0422-7 –
C/C: 76366-7 – CNPJ: 00.858.793/0001-84
DOAÇÃO DE ACERVO
O MUSEU DA TV aceita doações que tenham relação com a história da comunicação brasileira, de objetos maiores (ex.: câmeras antigas) e itens menores (ex: publicações, roteiros, fotos). Como o número é grande de doadores, sempre há uma avaliação do material antes de aceitá-lo. Favor informar previamente a intenção de doar pelo endereço eletrônico protv.museudatv@gmail.com, ou pelo telefone (11) 3872-7743.
Como se Associar:
No link abaixo você encontra a ficha de filiação. Preencha-a, e você se tornará um associado. Isso lhe dará direito a convites para nossos eventos e conteúdos exclusivos produzidos pela associação, além de ajudar na manutenção da Pró-TV. As doações são voluntárias, sem valor fixo. Mais informações, diretamente no sítio eletrônico.
http://www.museudatv.com.br/institucional/?page_id=3227
Entre em CONTATO e faça seu projeto com a PRÓ-TV.
Solicite valores, estrutura necessária
Rua Vargem do Cedro, 140 – Sumaré – São Paulo | SP
CEP: 01252-050 – Tel. 55.11.3872.7743
E-mail: protv.museudatv@gmail.com
É muito fácil de chegar ao Espaço Cultural Pró-TV. Ele fica no coração do bairro de Perdizes / Sumaré, próximo das antigas instalações da TV Tupi (antiga sede da MTV, na Av. Prof. Alfonso Bovero).
© 2016 Associação dos Pioneiros da TV (Pró-TV)