ÓPERA EM SP – Núcleo Universitário de Ópera Apresenta “ANIVERSÁRIO E MORTE DA RAINHA MARY II” Hoje e Amanhã
O NUO – NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE ÓPERA, sob direção do maestro e compositor Paulo Maron, apresenta hoje e amanhã, em sua sede no Bairro do Ipiranga, em São Paulo, SP, o espetáculo de canto e dança “ANIVERSÁRIO E MORTE DA RAINHA MARY II”, um espetáculo especialmente concebido para o NUO.
Trata-se de uma junção de duas cantatas do compositor do Barroco inglês Henry Purcell: Music for the funeral of Queen Mary II e Ode for Queen Mary’s Birthday. Além disso, foram agregadas outras canções e obras instrumentais de Purcell.
O espetáculo conta a trajetória da Rainha Mary II, que reinou na Inglaterra juntamente com seu marido, o Rei William De Orange de 1689 até sua morte prematura, em 1694. Foi o único caso de um reinado inglês em que rei e rainha governaram juntos. Mary era adorada pelo povo inglês e sua morte pela varíola, entristeceu toda a Inglaterra naqueles anos.
Henry Purcell foi um compositor britânico, que viveu de 1659 a 1695. O rapaz dedicou a Ode ao aniversário de Mary II em 1694, meses antes da morte da rainha, o que ocorreu em dezembro do mesmo ano. Em janeiro de 1695, Purcell dedicou-lhe a música para o seu funeral.
Usando as duas obras como eixo central, o espetáculo começa justamente com o funeral da rainha e volta no tempo para alguns meses antes, em seu aniversário. A história é encenada com intensa carga dramática e precisa articulação entre teatro, canto e dança. O espetáculo tem 50 minutos de duração.
O NUO – NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE ÓPERA
Fundado em 2003 pelo maestro Paulo Maron, o NUO tem como objetivo dar oportunidade para jovens estudantes de canto lírico de participarem de montagens operísticas. O projeto desenvolveu em um corpo estável de cantores e uma orquestra, e trabalha principalmente com a formação de novas plateias.
O Maestro Paulo Maron, com extensa experiência no campo das artes e observando criticamente o panorama das produções operísticas no Brasil, Maron decidiu montar a sua companhia junto a jovens cantores líricos, aliados a uma orquestra formada por instrumentistas igualmente jovens, que também estavam em busca de novas experiências artísticas.
Ao longo de dez anos de trabalho contínuo o NUO já realizou 20 montagens, sempre com grande público – um novo público não habituado ao gênero é atualmente o espectador das montagens.
Com reconhecimento também do meio acadêmico, os projetos do NUO tem sido considerados também espaços de estágios e de investigação artística e acadêmico-científica.
FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO