Relembrando: Série “JURO QUE VI” Conta Lendas Brasileiras em 5 Animações Admiráveis
Em dias de confinamento, que tal conferir (ou revisitar) uma admirável produção: a série JURO QUE VI, onde o folclore brasileiro, contados em forma de animações… (Imagem de Capa – Retirada da Abertura de “O CURUPIRA”)
.
O BOTO
SINOPSE:
Segundo diz a lenda, nas noites de lua cheia, próximas às comemorações das festas juninas, o boto cor-de-rosa sai do Rio Amazonas, transforma-se em metade homem, seduz e acaba engravidando jovens moças que são conhecidas como as mais belas da cidade. Este episódio mostra a história do amor entre o boto e a filha de um pescador, em uma reprodução da lenda do folclore brasileiro que é comum na região amazônica do país.
.
O CURUPIRA
SINOPSE:
Um dos mais populares e enigmáticos personagens do folclore brasileiro, o Curupira é um menino levado, que anda pela floresta e, com seus pés virados para trás, confunde quem o persegue e manda todos para a direção oposta. Por seus cabelos vermelhos, ele também é conhecido como Caipora em alguns estados do Brasil. Este desenho mostra como que o Curupira pune todos aqueles que não respeitam o meio ambiente.
.
O SACI
SINOPSE:
Este episódio mostra as características e conta a história de um dos mais populares personagens do folclore brasileiro: o Saci. Um homem há muito tempo cortava caminhos em sua fazenda em busca de algo perdido, mas tem seu trabalho atrasado com a visita do Saci. Quando este menino aparece, toda a ordem é desfeita e ninguém escapa ao seu desconcerto. O fazendeiro, então, começa uma aventura para tentar capturá-lo.
.
A IARA
SINOPSE:
Fugindo do trabalho de garimpo nas minas de ouro, Pedro ouve um canto vindo do rio próximo e encontra Iara, também conhecida como a Mãe-d’Água. A sereia é famosa por seu costume de tomar banho nos rios e cantar uma música que nenhum homem consegue resistir. Este episódio conta a lenda da sereia e mostra o que acontece com os homens que não resistem ao canto e vão ao seu encontro, nos rios do Brasil.
.
A MATINTA PERERA
SINOPSE:
Este episódio mostra a história de Matinta Perera, comum no interior do Brasil, e especialmente na região Norte. Segundo diz a lenda, no interior do país se costumava ouvir, na calada da noite, o misterioso canto de um pássaro que nunca se sabia de onde vinha. As pessoas que tinham medo faziam oferendas para afastar o mal e ela, a Matinta Perera: uma senhora que, pelas manhãs após o canto do pássaro, circula pela cidade pedindo esmolas.
.
DA SÉRIE
“JURO QUE VI” é uma série de curtas-metragens de animação brasileira produzida pela MULTIRIO que conta as histórias de personagens do folclore brasileiro, tais como o saci, a Iara e o curupira. Os episódios são feitos com a participação de alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e recontam as lendas de maneira atual abordando temas como como direito dos animais, proteção ambiental e preconceito.
.
FICHA TÉCNICA
Diretores: Humberto Avelar, Sergio Glenes.
Produtora: Patricia Alves Dias
Narradores: Regina Casé, Laura Cardoso.