Sítio eletrônico CATARSE financia projetos criativos diversos
Quer publicar um livro, mas não tem dinheiro para bancar a edição? Quer fazer um filme mas não tem recursos financeiros para a empreitada? Quer encenar uma peça teatral mas não quer ficar preso a editais demorados e incertos? Quer montar uma banda de rock e precisa de equipamentos caríssimos para poder ter a qualidade desejada em suas apresentações? Quer gravar um CD com suas composições e precisa de ajuda financeira? Tem um projeto de software e precisa de recursos para continuar as pesquisas?
Essas e outras situações, tão corriqueiras, encontram apoio em um tipo de financiamento coletivo, conhecido como crowdfunding, que pode ser traduzido como a famosa vaquinha.
Neste ponto, pode entrar em cena para te ajudar o CATARSE, uma site que administra a maior comunidade de financiamento coletivo do Brasil. O processo está baseado no recebimento de doações de diversos interessados, que servirão para financiamento de sua empreitada.
O procedimento é inscrever seu projeto no sítio eletrônico do Catarse (http://catarse.me/pt) Se ele for aprovado, a sua idéia será divulgada pelo sítio, compartilhada com o mundo, e será aberto um período de captação de recursos.
O que é?
O Catarse é uma ferramenta que possibilita o financiamento de projetos criativos.
Aqui artistas, designers, gamers, empreendedores, ativistas, tem uma poderosa ferramenta para conseguirem viabilizar financeiramente seus projetos. Essas iniciativas inovadoras, criativas e ambiciosas se tornam realidade a partir da colaboração direta de pessoas que se identificam com elas. Desde que o Catarse foi lançado, em 17 de janeiro de 2011, mais de R$5 milhões já foram repassados para mais de 500 projetos espalhados por todo Brasil. Até agora, mais de 50 mil pessoas já apoiaram algum projeto.
Veja como funciona:
Os projetos são enviados ao Catarse por Realizadores de diversas áreas sendo que cada um deles é completamente responsável pelo seu projeto. Eles gastam um bom tempo preparando um Vídeo da Campanha, bolando Recompensas atrativas para oferecer aos Apoiadores, pensando no orçamento do projeto e em como comunicá-lo para o público. Após essa etapa, o Catarse faz uma breve seleção. Quando o projeto é aprovado, ele é aberto para a captação e os Realizadores compartilham sua ideia para o mundo.
Todos os projetos tem que ter um objetivo de arrecadação e um prazo (entre 1 e 60 dias). Se as pessoas gostarem do projeto, elas podem apoiá-lo financeiramente para que ele possa sair do papel.
Custo retido pelo sítio: Se o projeto atingir a meta de captação de recursos estipulado pelo interessado, o CATARSE fica com 13% do montante, repassando o restante.
Exemplos de projetos em andamento hoje: