Vontade de Contar Histórias faz DENILSON KATTIVAS Usar e Abusar (Com Muita Habilidade e Criatividade) da LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA
Após 25 anos trabalhando como metalúrgico no ABC paulista, DENILSON KATTIVAS mergulhou fundo, em 2008, no desejo da adolescência: a arte de contar histórias, no caso, por meio principalmente da linguagem cinematográfica.
Além da produção de curtas e vídeos, geralmente elaborados e produzidos por ele mesmo, DENILSON já é dono de extensa e respeitável obra não só no AUDIOVISUAL (Curtas, Documentários, Séries, e etc.), como também no teatro, literatura infantil, música e fotografia!
Sua mais recente produção, o documentário “USO E OCUPAÇÃO DO SOLO”, baseado na tragédia do Rio Doce-MG (Inspirado a partir da Exposição ocorrida na MATILHA CULTURAL, no centro de São Paulo, nos meses de abril e junho de 2016 denominada “O RIO QUE ERA DOCE: OS DANOS IRREVERSÍVEIS DA MINERAÇÃO”, cujo objetivo foi o multiplicar as possibilidades de divulgação e reflexão deste trabalho artístico que retrata o maior acidente ambiental do Brasil). Assista ao documentário:
Uso e ocupação do solo – Exposição Matilha Cultural: “O rio que era doce: os danos irreversíveis da mineração”
Antes, neste mesmo ano de 2016, já havia produzido mais duas obras cinematográficas:
“CASO PARQUE – Depois da Meia Noite!” (Curta metragem de Suspense”
Sinopse: “A história de Samanta uma jovem que corre no Parque próximo ao horário de fechamento e Madureira um porteiro para lá de esquisito.
“CASO EPIDEMIA” (Curta Metragem de Suspense)
Sinopse: “A história da garota Camila que sonha estar infectada por algo raro.”
DENILSON realizou ainda (Na área dos audiovisuais):
“O SILÊNCIO DAS VOZES” 2015 Diretor e roteirista. (Curta metragem)
“OS PORQUÊS DA CAROL” 2014 Produtor, diretor e roteirista. (Série infantil em formato de documentário com linguagem pedagógica)
“GATO DE SOFÁ” (Curta)
https://www.youtube.com/watch?v=LozlDpt4Ejw
Documentário “CÍRCULO DE BANDAS – UNIR PARA NÃO SUMIR”
Musical Infantil “BRINCAR”
Projeto de DENILSON aprovado pela lei Rouanet
Documentário “CÍRCULO DE BANDAS – UNIR PARA NÃO SUMIR”
“BICHINHO VIRTUAL” – 1998 Texto infantil, Produtor e escritor.
e “ÚLTIMA ÁRVORE DO PLANETA” – 2008, Roteirista. Texto aprovado pelo: Núcleo de dramaturgia SESI Bristish Council
PROJETOS ATUAIS EM ANDAMENTO
DENILSON KATTIVAS acabou de produzir o documentário “A TRAGÉDIA DE UM PAIS INTEIRO” (assista abaixo),…
https://vimeo.com/191355706
Teaser “A Tragédia de um país inteiro” – Produção: Juliana Lopes e Denílson Kattivas, Supervisão: Jacques Demajorovic e Antonio Aledo, Colaboração: Ana Lúcia
Trata-se de uma co-produção entre a pesquisadora Juliana Campos Lopes, que faz doutorado na FEI, seus mestres e eu, que fui convidado para fazer a captação de imagens e sons e edição. A tragédia traz as falas dos atingidos, do promotor, dos professores fazendo uma análise social. (É um trabalho de conclusão de curso.)
… e agora mesmo está trabalhando na produção e direção do curta “DINA”:
“DINA”é um projeto em fase final de concepção por DENILSON, e trata-se do drama de uma adolescente, tão destruída pelo uso de drogas, que “mora” na casa abandonada aí da foto, onde consome seus produtos e vive só, muito suja e em total carência. Um projeto muito ousado, que exigiu e ainda exige muita pesquisa do cineasta.
O ARTISTA
DENILSON KATTIVAS, que atualmente trabalha como produtor e captador de recursos na ONG Rede cultural Beija-Flor, unidade comunicação Rádio & TV, é formado em Pedagogia pela FACULDADE SÃO BERNARDO, e possui formação – Extracurricular como Produtor Cultural / Programa de Ação Cultural / Leis de incentivo. Além disso, é Produtor Musical, e estudou Cinema & TV no CAV- Centro de Audiovisual de São Bernardo do Campo, e Iluminação Cênica pelo CLAC-Centro Livre de Artes Cênicas Tem forte atuação nessas áreas desde 2008, e suas produções tem participado de Mostras e Exibições por todo o Brasil!
Porém, o ousado e profícuo produtor (que diz não se considerar um cinéfilo) faz questão de destacar a participação fundamental de uma parceira inseparável: sua esposa MEIRE FARIAS, “100% lado a lado!”
Filmagem “O SILÊNCIO DAS VOZES”
“CASO PARQUE – DEPOIS DA MEIA NOITE”
Parabéns ? pelos trabalhos
Muito Obrigado, Meire!!!
Denilson, parabéns pra você pela força dentro do audiovisual – que sua vontade de contar historias sejam infinitas em seu olhar, cara… conheço um pouca do seu trabalho e te admiro pela busca da inquietude e olhar critico da vida…você e a Meire são uma dupla e tanto…muito feliz por realizarem uma reportagem tão diversificada sobre o seu trabalho…abraço forte
Caro Diaulas, grato pela visita e comentários! Volte sempre!