Erro no banco de dados do WordPress: [UPDATE command denied to user 'zaekco69_wagnerwo_wrdp'@'localhost' for table 'wp_options']UPDATE `wp_options` SET `option_value` = '1732195258.3634328842163085937500' WHERE `option_name` = '_transient_doing_cron'
Sob encomenda do INSTITUTO PR\u00d3-LIVRO, foi realizada pesquisa nacional nos meses de Novembro e Dezembro de 2015, quando 5.012 pessoas de todas as regi\u00f5es e classes sociais e todos os n\u00edveis de escolaridade foram ouvidas pelo IBOPE, com rela\u00e7\u00e3o ao perfil da leitura de livros no Brasil. <\/strong><\/p>\n <\/a><\/p>\n <\/a><\/p>\n Crit\u00e9rios gerais<\/strong><\/p>\n Livros: Consideram-se livros em papel, livros digitais ou eletr\u00f4nicos e \u00e1udio livros digitais, livros em braile e apostilas escolares, excluindo-se manuais, cat\u00e1logos, folhetos, revistas, gibis e jornais. Livros lidos em partes: Considera-se como livros lidos em partes aqueles os quais os entrevistados leram apenas algumas partes, trechos ou cap\u00edtulos.<\/p>\n <\/a><\/p>\n Leitor e N\u00e3o Leitor: Para fins da pesquisa, foi estabelecida a seguinte defini\u00e7\u00e3o de Leitor e N\u00e3o leitor: Leitor \u00e9 aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos 1 livro nos \u00faltimos 3 meses. N\u00e3o leitor \u00e9 aquele que declarou n\u00e3o ter lido nenhum livro nos \u00faltimos 3 meses, mesmo que tenha lido nos \u00faltimos 12 meses.<\/p>\n <\/a><\/p>\n <\/a><\/p>\n <\/p>\n Os resultados foram divulgados em semin\u00e1rios realizados no \u00faltimo m\u00eas de Maio em SP e RJ. <\/strong><\/p>\n <\/a><\/p>\n Algumas not\u00edcias animadoras<\/strong>: <\/strong><\/p>\n – Entre a popula\u00e7\u00e3o potencialmente leitora (com de 5 anos de idade ou mais \u2013 idade m\u00e9dia de 35 anos), em 2015 foi apurado que 56% leram algum livro (ou parte) dentro do per\u00edodo de at\u00e9 3 meses anteriores \u00e1 data da pesquisa. Na pesquisa de 2011 esse \u00edndice foi de 50%.<\/strong><\/p>\n – A m\u00e9dia geral de livros lidos no todo ou em partes nos \u00faltimos 3 meses tamb\u00e9m subiu, de 1,85 em 2011 para 2,54 em 2015! <\/strong><\/p>\n – Quanto \u00e0 m\u00e9dia geral de livros lidos (por inteiro ou em parte) por ano por habitante, passou de 4 em 2011 para 4,96 obras em 2015. <\/strong><\/p>\n – Em m\u00e9dia geral de todas as idades, entre estudantes e n\u00e3o estudantes, 52% dos homens l\u00eaem livros contra obviamente 48% que n\u00e3o o fazem, enquanto entre as mulheres a m\u00e9dia geral foi de 59% de leitoras\/41% de n\u00e3o-leitoras.<\/strong><\/p>\n – Pouco mais de 94% leram livros impressos, contra pouco menos de 6% leram livros em edi\u00e7\u00f5es digitais.<\/strong><\/p>\n <\/a><\/strong><\/p>\n Objetivos da Pesquisa RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL<\/strong>:<\/strong><\/p>\n – Avaliar impactos e orientar pol\u00edticas p\u00fablicas do livro e da leitura, tendo por objetivo melhorar os indicadores de leitura do brasileiro.<\/p>\n – Promover a reflex\u00e3o e estudos sobre os h\u00e1bitos de leitura do brasileiro para identificar a\u00e7\u00f5es mais efetivas voltadas ao fomento \u00e0 leitura e o acesso ao livro.<\/p>\n – Promover ampla divulga\u00e7\u00e3o sobre os resultados da pesquisa para informar e mobilizar toda a sociedade sobre a import\u00e2ncia da leitura e sobre a necessidade de melhorar o \u201cretrato\u201d da leitura no Brasil.<\/p>\n – Conhecer o comportamento leitor medindo a intensidade, forma, limita\u00e7\u00f5es, motiva\u00e7\u00e3o, representa\u00e7\u00f5es e as condi\u00e7\u00f5es de leitura e de acesso ao livro \u2013 impresso e digital \u2013 pela popula\u00e7\u00e3o brasileira. Al\u00e9m do objetivo central, o estudo pretende coletar dados e gerar informa\u00e7\u00f5es espec\u00edficas sobre: H\u00e1bitos e motiva\u00e7\u00f5es para a leitura, al\u00e9m dos \u00edndices de leitura de livros; Perfil do leitor e do n\u00e3o leitor de livros; Percep\u00e7\u00f5es, representa\u00e7\u00f5es e valoriza\u00e7\u00e3o da leitura; Motiva\u00e7\u00f5es e prefer\u00eancias sobre livros, g\u00eaneros e autores; Perfil do comprador e do n\u00e3o comprador de livros; O acesso a livros \u2013 papel e digital, envolvendo bibliotecas e diferentes canais de distribui\u00e7\u00e3o e venda; Pr\u00e1ticas leitoras em diferentes materiais (livros, jornais, revistas e hipertextos), suportes (impressos, digitais) e ambientes; Avalia\u00e7\u00e3o de bibliotecas p\u00fablicas, escolares e comunit\u00e1rias; O impacto de leituras a narrativas \u201ctransmidi\u00e1ticas\u201d e constru\u00e7\u00e3o colaborativa\/interativa (Nova proposta CERLALC); e A produ\u00e7\u00e3o e o consumo de literatura ou narrativas n\u00e3o tradicionais.<\/p>\n <\/a><\/p>\n Mercado do Livro no Brasil<\/strong><\/p>\n Perfil dos meios de Comercializa\u00e7\u00e3o dos Livros Lidos em 2015:<\/p>\n – 31% dos entrevistados compraram ao menos um livro nos \u00faltimos 3 meses (em edi\u00e7\u00f5es impressas ou digitais);<\/p>\n – No total, 65% dos entrevistados j\u00e1 compraram algum livro pelo menos uma vez na vida (Inclui os citados no item anterior);<\/p>\n – 30% dos entrevistados afirmaram nunca terem comprado um livro;<\/p>\n – 63% dos entrevistados compraram os livros em livrarias f\u00edsicas e\/ou bancas de jornais e revistas, enquanto que 15% o fizeram em livrarias on-line. Foram citados outros locais, como Supermercados\/Lojas (7%), Bienais\/Feiras de Livros (6%), e v\u00e1rios outros.<\/p>\n – Cerca de metade dos entrevistados indicaram o empr\u00e9stimo, seja com parentes ou conhecidos, seja em bibliotecas ou outros locais, como principal meio de acesso ao livro. O segundo meio de acesso mais citado foi a compra seja em loja f\u00edsica, seja em loja virtual;<\/p>\n – \u201cTema\u201d \u00e9 o aspecto que em geral mais influencia quem compra livros no momento da escolha da obra que ir\u00e1 adquirir (55%). Tiveram motiva\u00e7\u00f5es como \u201cDicas de Outras pessoas\/Professores\u201d (32%), \u201dT\u00edtulo do livro\u201d (17%), \u201cAutor\u201d (19%), \u201cPre\u00e7o\u201d (16%), \u201cCapa\u201d (7%). \u201cCr\u00edticas\u201d, \u201cResenhas\u201d, \u201cPublicidade\u201d e outras foram citadas com menos de 4% de motiva\u00e7\u00e3o cada uma;<\/p>\n – \u201cB\u00edblia\/Religiosos\u201d \u00e9 o g\u00eanero citado como mais lido (64%), seguido das categorias \u201cContos\u201d e \u201cRomance\u201d (juntas somam 44%), \u201cDid\u00e1ticos\/T\u00e9cnicos\/Universit\u00e1rios\/Forma\u00e7\u00e3o Profissional\u201d (32% no total), entre 23 categorias (O p\u00fablico entrevistado, em geral, l\u00ea obras de mais de um g\u00eanero, por isso o percentual geral passa dos 100%);<\/p>\n – 43% dos leitores \u201cCompraram\u201d os livros, 26% \u201cEmprestaram de amigos ou parentes\u201d, 25% Emprestaram os livros de Bibliotecas\u201d 23% \u201cGanharam\u201d, 9% \u201cBaixaram pela Internet\u201d, 5% \u201cFotocopiaram\u201d, entre outras formas de aquisi\u00e7\u00e3o;<\/p>\n – Entre os que n\u00e3o l\u00eaem, \u201cN\u00e3o gosta\/N\u00e3o tem paci\u00eancia para ler\u201d somou 41% das motiva\u00e7\u00f5es para n\u00e3o ler, \u201cN\u00e3o tem tempo\u201d, 32%, e apenas 4% \u201cAcham o livro caro\/N\u00e3o tem dinheiro para comprar\u201d;<\/p>\n – Em geral, quanto maior a escolaridade e a classe, maior a propor\u00e7\u00e3o de compradores de livros;<\/p>\n – \u00c0 pergunta geral: \u201cGosta de Ler?\u201d, 30% responderam que gostam muito (28% em 2011), e 23% responderam que n\u00e3o gostam (mesmo percentual de 2011).<\/p>\n <\/strong><\/p>\n http:\/\/prolivro.org.br\/home\/images\/2016\/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_-_2015.pdf<\/a><\/p>\n <\/a><\/p>\n Leitura em meio digital:<\/strong><\/p>\n <\/a><\/p>\n Considera\u00e7\u00f5es Gerais Decorrentes dos Dados Obtidos Pela Pesquisa:<\/strong><\/p>\n <\/p>\n A pesquisa \u00e9 muito abrangente e cont\u00e9m v\u00e1rias informa\u00e7\u00f5es muito interessantes acerca do perfil do universo dos livros no Brasil. Acesse a \u00edntegra dos resultados da pesquisa RETRATOS DA LEITURA DO BRASIL \u2013 Edi\u00e7\u00e3o 2016 pelo link: http:\/\/prolivro.org.br\/home\/images\/2016\/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_-_2015.pdf<\/a><\/p>\n <\/a><\/p>\n <\/a><\/p>\n <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"\n
\n