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{"id":930,"date":"2014-11-09T14:08:24","date_gmt":"2014-11-09T15:08:24","guid":{"rendered":"http:\/\/wagnerwoelke.com.br\/?p=930"},"modified":"2020-01-08T15:18:37","modified_gmt":"2020-01-08T18:18:37","slug":"1o-congresso-brasileiro-de-dramaturgia-comeca-dia-20","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.wagnerwoelke.com.br\/1o-congresso-brasileiro-de-dramaturgia-comeca-dia-20\/","title":{"rendered":"1o. CONGRESSO BRASILEIRO DE DRAMATURGIA Come\u00e7a dia 20"},"content":{"rendered":"

I CONGRESSO BRASILEIRO DE DRAMATURGIA, realizado em forma de uma parceria da Associa\u00e7\u00e3o de Roteiristas (AR),Associa\u00e7\u00e3o dos Artistas Amigos da Pra\u00e7a (ADAAP), Associa\u00e7\u00e3o dos Amigos dos Autores Teatrais (ATO), o Centro Brasileiro de Entidades Culturais (CBEC) e a Sociedade Brasileira de Autores (SBAT), acontecer\u00e1 em S\u00e3o Paulo, no per\u00edodo de 20 a 23 de Novembro pr\u00f3ximos.<\/p>\n

\"1<\/p>\n

O Congresso pretende reunir profissionais atuantes da dramaturgia relacionados a todas as m\u00eddias (teatro, cinema, internet e TV) e ter\u00e1 como eixo o debate das quest\u00f5es est\u00e9ticas acerca da escrita dramat\u00fargica na contemporaneidade, al\u00e9m \u2013 e principalmente \u2013 da discuss\u00e3o sobre a profissionaliza\u00e7\u00e3o da categoria.<\/p>\n

Por meio de oito mesas de debates, assuntos que fazem parte do dia-a-dia dos autores no Brasil ser\u00e3o trazidos \u00e0 tona, e destrinchado por quem entende do assunto.<\/p>\n

\"Resultado<\/p>\n

Lauro Cesar Muniz ser\u00e1 um dos debatedores<\/p>\n

Mesa de Debates 01<\/h2>\n
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A dramaturgia \u00e9 a arte de compor e de dar forma a uma hist\u00f3ria e esse \u00e9 o nosso of\u00edcio. Mas h\u00e1 pontos entre dramaturgos e roteiristas que precisam ser discutidos e aprofundados. O roteirista \u00e9 antes de tudo um dramaturgo e \u00e9 nessa perspectiva que essa primeira mesa, que abre o Congresso, vai caminhar provocando-nos a pensar.<\/p>\n

Mesa de Debates 02<\/h2>\n
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A LDA nos traz boas novas: um controle maior por toda execu\u00e7\u00e3o e exibi\u00e7\u00e3o p\u00fablica da obra do autor. Com isso as arrecadadoras se veem obrigadas a prestar contas do que arrecadam de forma mais transparente. A Lei est\u00e1 em processo de regulamenta\u00e7\u00e3o e \u00e9 importante para n\u00f3s, dramaturgos e roteiristas, termos conhecimento dos nossos direitos. Nada melhor que uma mesa formada por especialistas no assunto.<\/p>\n

Mesa de Debates 03<\/h2>\n
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Crise, essa \u00e9 uma palavra constante no nosso dia a dia. Criar \u00e9 necessariamente dar forma, abrir caminhos, conquistar espa\u00e7os e transformar. O criador \u00e9 antes de tudo um provocador. E essa inquietude nos leva a pensar tamb\u00e9m sobre uma crise criativa na dramaturgia. Ela existe? \u00c9 fato? O que pode ser feito? Que caminhos seguir? Que espa\u00e7os devemos ocupar? Nessa mesa temos a representa\u00e7\u00e3o da cria\u00e7\u00e3o brasileira, que al\u00e9m de nos falar sobre a crise \u2013 e sempre ela \u2013 nos levar\u00e3o a pensar criticamente sobre novas propostas.<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n

Mesa de Debates 04<\/h2>\n
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Censura, palavra nefasta, caminho sem volta, que poda a cria\u00e7\u00e3o art\u00edstica e nos reduz ao nada. A ascens\u00e3o conservadora da sociedade \u00e9 um perigo que ronda a cria\u00e7\u00e3o e nos faz pensar se ainda existe censura no Brasil. Hoje a classifica\u00e7\u00e3o indicativa para os programas no audiovisual implica a limites numa sociedade democr\u00e1tica. Onde est\u00e3o esses limites? Como adequ\u00e1-los a realidade brasileira? Existe uma censura n\u00e3o oficial nas produ\u00e7\u00f5es art\u00edsticas? Como atuar diante disso? Uma mesa que levanta quest\u00f5es atrav\u00e9s de dramaturgos e roteiristas que vivem isso no dia a dia.<\/p>\n

Mesa de Debates 05<\/h2>\n
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A dramaturgia tem a possibilidade de absorver e ressaltar as diversas linguagens em arte. A M\u00fasica tem um papel fundamental na compreens\u00e3o da dramaturgia e de roteiros audiovisuais. Sua import\u00e2ncia \u00e9 tanta que criamos uma mesa para discutir o papel que nossos compositores teem na dramaturgia. E como tratar os direitos dessas composi\u00e7\u00f5es, que uma vez escritas especialmente para a dramaturgia, deveriam ter sua arrecada\u00e7\u00e3o feita pela Sociedade Teatral que os representa. Uma mesa repleta de sensibilidade, paix\u00e3o e compromisso com a arte.<\/p>\n

Mesa de Debates 06<\/h2>\n
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O Brasil avan\u00e7ou muito nos \u00faltimos anos nas pol\u00edticas p\u00fablicas para a cultura. Mas todo esfor\u00e7o ainda \u00e9 necess\u00e1rio para que essas pol\u00edticas sejam um compromisso do Estado brasileiro para que o povo tenha acesso aos bens culturais. E al\u00e9m do mais, o que estamos fazendo para proteger as obras de nossos dramaturgos? Qual a pol\u00edtica de preserva\u00e7\u00e3o desses bens que s\u00e3o patrim\u00f4nio cultural do povo brasileiro? Essa mesa tem por objetivo levantar essas quest\u00f5es e qual o indicativo para essas pol\u00edticas.<\/p>\n

Mesa de Debates 07<\/h2>\n
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Muitas das vezes somos obrigados a assinar contratos por obra. Depois que nossos trabalhos s\u00e3o exibidos, como ficam os nossos direitos para novas exibi\u00e7\u00f5es? A obra pertence ao autor. Mas nesse caso, podemos realmente dispor delas? Como ficam nossos contratos com produtoras e TVs? Quais s\u00e3o as nossas escolhas? Essa \u00e9 uma boa pergunta para nos fazermos diante da intensa discuss\u00e3o dessa mesa.<\/p>\n

Mesa de Debates 08<\/h2>\n
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Uma mesa que discute e prop\u00f5e que dramaturgos, roteiristas e artistas se unam em associa\u00e7\u00e3o de ideias, de atitudes e de compromisso. Uma forma de luta pelos direitos autorais e de representa\u00e7\u00e3o. Precisamos dessa representa\u00e7\u00e3o para defender nossos direitos? A LDA prev\u00ea a associa\u00e7\u00e3o em uma sociedade de gest\u00e3o coletiva, principalmente para recolher direitos vindos do exterior. Como nos posicionamos diante disso? Juntos, podemos fortalecer nossas entidades. Nossas entidades juntas se fortalecer\u00e3o muito mais. Com a palavra os representantes das entidades que organizaram esse Congresso.<\/p>\n

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PROGRAMA\u00c7\u00c3O – MESAS<\/strong><\/p>\n

21 de Novembro, das 9h \u00e0s 11h \u2013 <\/strong>Mesa 1:<\/strong><\/p>\n

DRAMATURGOS E ROTEIRISTAS \u2013 pontos de Converg\u00eancia<\/strong><\/h3>\n

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11h30 \u00e0s 13h30 \u2013 <\/strong>Mesa 2:<\/strong><\/p>\n

LEI DIREITO AUTORAL \u2013 Uma Lei para todos<\/strong> os artistas<\/strong><\/h3>\n